O período de proibição da pesca em Mato Grosso, por conta da piracema, irá de 1º de outubro a 31 de janeiro de 2019. Sendo assim, a restrição valerá nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins que estão dentro das delimitações do estado.
De acordo com agência EBC, a data foi estabelecida em reunião do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), órgão do Governo de Mato Grosso, no último dia 10 de maio. Mas a resolução só foi publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de junho.
Os membros analisaram estudos do Monitoramento Reprodutivo dos Peixes de Interesse Pesqueiro do Estado, os quais constavam que os peixes iniciam o ciclo reprodutivo em outubro e terminam em janeiro.
Os dados foram apresentados pela coordenadora técnica do projeto, a doutora em Ciências Biológicas e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lúcia Aparecida de Fátima Mateus.
Este período de defeso em Mato Grosso é o mesmo há dois anos. Nos demais estados, como nos vizinhos Mato Grosso do Sul e Goiás, por exemplo, a proibição começa em novembro e termina em fevereiro do ano seguinte.